Dona Senhorinha e o Show de Prêmios



Finalzinho da missa do domingo passado. O momento dos recados à comunidade. O próprio Padre assumiu o piloto pra convocar o pessoal. Pra dar uma chacoalhada na turma mesmo! 

Aproveitou o Evangelho do dia - bem propício pro intento, por sinal - e pegou pesado com a simbologia da cura do homem da mão seca em dia de sábado.

- Queridos irmãos, já estamos a quase um mês da Festa das Nações! Pois é! Tá chegando! Vai ser no primeiro final de semana do mês que vem! Dias 5, 6 e 7 de julho!



- E esse ano tem que ser especial! Vai ser especial! Porque esse ano é o ano da 25ª edição da nossa festa em homenagem à Nossa Senhora do Carmo, a nossa "Carminha", padroeira da nossa Paróquia!

- Vinte e cinco anos é jubileu e tem que ser marcante, tem que ter alguma coisa a mais, alguma coisa inédita, extraordinária! E terá! Na verdade, já tá acontecendo! E vai se estender até o final do ano!

- É o nosso Show de Prêmios! O Show de Prêmios da Festa das Nações! Vamos fazer um sorteio todo mês até dezembro! O primeiro foi no dia 18 de maio, o primeiro prêmio foi de mil reais e o segundo foi um microondas!




- E o segundo sorteio vai ser domingo que vem, lá na Paróquia Nossa Senhora Desatadora dos Nós, no Brasil Novo! O primeiro prêmio também será de mil reais e o segundo vai ser uma air-fryer!

- Então, quem quiser concorrer já nesse próximo sorteio, precisa adquirir seu cupom ainda essa semana! É apenas R$ 10,00! Só R$ 10,00! E vale pra todos os sorteios! Comprou agora, continua tendo chance de ser premiado até o último, que vai ter como prêmio um carro zero quilômetro! Um Fiat Moby, novinho, novinho!

- E tem mais! Se você é daqueles que nasceu virado pra lua, se a sorte costuma sorrir pra você em tudo o que é loteria, bingo, rifa que você participa, o Show de Prêmios é a sua cara! Porque se você ganhar em qualquer um dos sorteios, seu cupom volta pra urna e você pode ganhar de novo!

- Ah, meu irmão! Ah, minha irmã! Agora é hora de deixar de ser mão-seca! Pra contribuir com as obras sociais da Paróquia e, de repente, ser contemplado em algum, ou em mais de um, ou em vários, ou em todos os sorteios!

- Temos também disponíveis as cartelas com dez cupons, pra quem tiver condições e quiser aumentar suas chances de ganhar! É só pegar com o Ricardo, ali na mesinha do dízimo, logo depois da benção final!

- Já agradeço, imensamente, a cada um que já está participando desde o início e peço, encarecidamente, que todos colaborem, através do Show de Prêmios, pra que nossa Igreja continue a desenvolver as atividades pastorais, realizar os  acampamentos, fazer as doações de cestas-básicas às famílias necessitadas! E aí não vai ter mais ninguém com a mão-seca na nossa comunidade!

Terminada a missa, sempre se forma aquela fila pra desenrolar as pendências na mesinha do dízimo. E, depois dessa chamada do Padre, juntou bem mais gente do que de costume! Todo mundo correu pra cair pra dentro do Show de Prêmios! Graças a Deus!

E a primeira que fez questão de se garantir foi a Dona Senhorinha! Veio lá do fundão, costurando a fila, fazendo valer, no susto e no grito, seu direito de atendimento prioritário.

- Deixa eu passar, que eu tenho 88 anos! Eu tenho artrite e artrose, não consigo ficar mais do que cinco minutos em pé, parada! Minhas pernas não aguentam!

- Por gentileza, pessoal! Abram um espaço aí pra Dona Senhorinha poder chegar até aqui, por favor!

- Ah, obrigado meu filho! Você é um anjo! Um presentinho de Deus! Qual é o seu nome mesmo, meu filho?

- É Ricardo, Dona Senhorinha! O que é que a senhora precisa, Dona Senhorinha?

- O Show de Prêmios, meu filho! Eu quero ganhar no Show de Prêmios! E vou pegar uma cartela inteira! Pra ajudar a Igreja e aumentar minhas chances! Que não sou boba nem nada! E pra não ficar com a mão-seca!

- Prontinho, Dona Senhorinha! Tá na mão, que não vai secar de jeito nenhum! É só preencher os canhotos, levar na Secretaria da Paróquia, pagar e depositar na urna!

- Ih, meu filho! Levar lá na Secretaria? Naquela lonjura? Impossível! Não consigo ir andando até lá de jeito nenhum! Eu tenho artrite e artrose! Minhas pernas não aguentam!

- Entendo, Dona Senhorinha! Então faz o seguinte: na quarta-feira tem Celebração da Palavra aqui na Capela, às 19:30! A senhora preenche os canhotos e traz aqui pra mim, pode ser?

- Ih, meu filho! Eu não saio de casa à noite de jeito nenhum! Esse bairro tá muito perigoso! Tá perigoso demais! Essa bandidagem não tem mais limites! Não respeitam nem os idosos! Assim que o sol esconde, eu tranco as portas e fecho as janelas! Me arriscar a ser assaltada ou levar uma surra ou sei lá o que mais? Nem pensar! Bem que eu gostaria de vir pra Celebração, já ouvi dizer que é muito bonita, que o pessoal reza com toda a fé e com todo o fervor...

- Pois é, Dona Senhorinha! A gente celebra com a maior dedicação e devoção! Não somos muitos, mas somos bastantes! E depois a gente reza o Terço! E depois tem o estudo do Catecismo com o Padre! É uma pena que a senhora não possa participar com a gente...

- Ah, meu filho! Mas eu não fico na mão, não! Eu assisto à missa da matriz pelo celular! Que não sou boba nem nada! A gente tem mais é que aproveitar os benefícios da modernidade!

Papo se estendendo, pessoal na fila começando a se mexer, dando passinho prum lado, passinho pro outro, cruza braço, descruza braço, olha o relógio, olha pra cima, olha pra baixo...

- Bom, Dona Senhorinha! Se não da pra senhora ir lá na Secretaria nem vir aqui na Capela, preenche aqui mesmo, me paga e acabou o problema! 

- O problema é que eu não tô com o dinheiro aqui, meu filho! Você acha mesmo que vou sair andando na rua com cem reais assim, dando sopa? Pra algum desses viciados que cheira crack me jogar no chão e levar meu dinheiro? De jeito nenhum!

- Verdade, né Dona Senhorinha! Mas a gente vai dar um jeito! Ah, como é que não pensei nisso antes, meu Deus? Pix, Dona Senhorinha! Tem o QR Code em todos os cupons! É só fazer o Pix e anotar no canhoto que pagou pelo Pix!

- Meu filho, você acha mesmo que eu vou sair andando na rua com celular assim, dando sopa? Esses malandros gostam mais de celular do que de dinheiro! Mas o meu eles não levam! De jeito nenhum! E eu vou falar uma coisa pra você, meu filho: eu não confio nesse negócio de Pix! Eu vejo no noticiário: é golpe atrás de golpe! E tão todos aí, pra cair quem quiser! Mas eu não caio! Não faço Pix de jeito nenhum!

- Mas a senhora acabou de falar que a gente tem mais é que aproveitar os avanços da tecnologia e tals...

- Mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, meu filho! E cada coisa tem que ficar no seu devido lugar! A gente tem que ter equilíbrio e bom senso! Assistindo à missa pelo celular eu não perco nada! Ao contrário: só ganho! Já fazendo Pix, eu posso perder! E muito! Não faço Pix de jeito nenhum!

Nessas alturas, a galera da fila já tava beirando os limites da tolerância. E começaram as manifestações...

- Ô, Ricardo! Eu só quero entregar o meu dízimo! Já tá preenchido! Vou deixar aqui no canto da mesa....

- O meu é só pra colocar o nome no sorteio da capelinha da santinha! Já tá escrito aqui, tô deixando aqui no canto, junto com o dízimo...

- Dona Senhorinha, eu tenho uma ideia! A senhora leva a cartela pra casa, preenche os canhotos, a gente marca um horário pra eu passar lá e pegar os cupons e o dinheiro! Aí eu levo lá na Secretaria da Paróquia e coloco na urna. Pode ser?

- Ih, meu filho! Preencher dez desses canhotos aí? Com nome, endereço, telefone? Tenho artrite e artrose! Não dou conta de escrever esse tanto, não! Minhas mãos não aguentam!

- Tá certo, Dona Senhorinha! Olha só, eu faço tudo pra senhora: preencho os canhotos, levo lá na Secretaria da Paróquia, pago os cem reais e deposito na urna! Domingo que vem a senhora traz o dinheiro pra mim! A missa é bem cedo, às oito: essa hora não tem bandido acordado! A senhora não vai correr perigo! 

- Ih, sei não, meu filho! 

- Pode confiar, Dona Senhorinha! Pode vir tranquila que ninguém vai roubar a senhora, não! Se quiser vir um pouco mais cedo, pra se sentir mais segura, eu chego aqui às sete e meia...

- Sei não, sei não...

Aí foi o Ricardo que beirou o limite da tolerância...

- Dona Senhorinha, todo mundo que é dizimista traz dinheiro todo domingo e nunca aconteceu nada com ninguém!

- Sei não, sei não...

- Dona Senhorinha, eu não vou conseguir ajudar a senhora se a senhora não me ajudar a ajudar a senhora!

- Tá bom! Tá bom! Eu trago o dinheiro domingo que vem! Mas é você que vai fazer tudo: vai preencher, vai levar na Secretaria, vai pagar...

- Vou, Dona Senhorinha! Vou sim!

- Seu nome é Ricardo, né meu filho? Ricardo de quê?

- É Ricardo Sestim, Dona Senhorinha! Ricardo Sestim!

- Então, Ricardo Sestim: quem me garante que você não vai preencher os cupons com o seu nome? E concorrer e de repente até ganhar no Show de Prêmios com o meu dinheiro?

O Ricardo não botou fé no que tava ouvindo...

- Dona Senhorinha! A senhora não confia em mim? Desse jeito a senhora me ofende! Eu vou chorar quando chegar em casa! A gente tá numa igreja, eu sou Ministro, sou Leitor, sou responsável pelo dízimo! E não tem nem cinco minutos que a senhora tava falando que eu era um anjo, um presentinho de Deus...

- Mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa, meu filho! E cada coisa tem que ser colocada em seu devido lugar! Eu confio, mas sempre desconfiando! Eu compro a cartela do Show de Prêmios, se você me der um comprovante de que colocou lá na urna os dez canhotos preenchidos no meu nome...

Aí o Ricardo levantou a cabeça e olhou direto pra imagem de Nossa Senhora do Carmo, virou pro outro lado e viu a de São Padre Pio, mais um pouco à direita e, logo à frente, o sacrário. E teve a iluminação!

- Dona Senhorinha! Eu preencho os canhotos com os dados da senhora, levo lá na Secretaria e, quando estiver colocando na urna, filmo os cupons preenchidos com os dados da senhora sendo depositados, pra comprovar pra senhora que a senhora estará concorrendo pra valer no Show de Prêmios! Pode ser?

A Dona Senhorinha, finalmente, concordou!

E o Ricardo tá rezando, mas tá rezando muito, mas muito mesmo, pra ela ser sorteada! Porque só assim ela vai ter a certeza absoluta de que o Ricardo cumpriu com a palavra...

E você aí?

Bora participar do Show de Prêmios?

Só entrar em contato com o Ricardo pra garantir sua cartela! Mas, pelo amor de Deus, não vai dar nele a canseira que a Dona Senhorinha deu, né? 

Comentários

  1. É amigo minha tolerância é zero, além dos problemas que estou passando não ia aguentar essas pessoas desconfiadas. Kkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sou mais dela!

A Chave 24

Pária armada